Ir à UPM

Student Corner

Alunos da ESLT ganham vários prémios no10º Concurso de Declamação de Poesia em Português, do IPM

Uso da palavra do Presidente do IPM, Professor Doutor Lei Heong Iok

Fotografia de grupo do Presidente do IPM com o Juri

Espetáculo: Música pelos alunos da Escola Superior de Línguas e Tradução do IPM

Wang Yidan (Luísa) (Nível Básico)

Liu Boyu (Afonso) (Nível Intermédio)

Ho Sin Tong (Natália) (Nível Avançado)

Declamação de Poemas dos alunos do IPM

Wang Yidan (Luísa) a receber o 1º prémio

Wang Yidan (Luísa) a receber o Prémio Especial Fundação Oriente

Wang Yidan (Luísa) a receber o Prémio Banco Nacional Ultramarino

Ho Sin Tong (Natália) a receber o 1º prémio

Alunos premiados do IPM

Alunos a receberem o Prémio de participação pelos dois professores da Comissão Organizadora

Fotografia de Grupo

Alunos premiados do IPM

Lista dos premiados do IPM

Nomes Grupos Prémio
Ho Sin Tong (Natália) Avançado 1.º Prémio
Wang Yidan (Luísa) Básico 1.º Prémio
Prémio Especial Fundação Oriente
Prémio Banco Nacional Ultramarino para a melhor apresentação de estudante oriundo de instituições de Macau

Notícias (Recortes de Jornais)

Realizou-se, em 25.3.2015, o «X Concurso de Declamação de Poesia em Português» no Instituto Politécnico de Macau (IPM), o qual contou com a participação de alunos de português do IPM, da Universidade de Macau (UMAC), da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, da Universidade de Estudos Interncionais de Zhejiang e da Universidade de Linguas Estrangeiras de Dalian, num total de 16 concorrentes, divididos por três categorias a concurso: nível básico, nível intermédio e nível avançado.

A iniciativa teve por objetivos promover a difusão da língua e cultura portuguesas em Macau e na China continental, e estimular a leitura e o gosto pela poesia portuguesa e de expressão portuguesa; foram vencedores: vencedores a aluna do IPM, Wang Yidan (Luísa), no nível básico, o aluno da MUST, Xie Mingzhi (Cristiano), no nível intermédio e a aluna do IPM, Ho Sin Tong (Natália), no nível avançado, respectivamente. O “Prémio Especial Fundação Oriente” foi atribuído à aluna do IPM, Wang Yidan (Luísa), e o prémio “Banco Nacional Ultramarino para a melhor escolha de poema” foi atribuído à aluna da UMAC, Nina Verónica Dela Cruz Gutierrez Cortes, o prémio “Banco Nacional Ultramarino para a melhor apresentação de estudante oriundo de instituições de Macau” foi atribuído ao aluno da MUST, Xie Mingzhi (Cristiano) e o prémio “Banco Nacional Ultramarino para a melhor apresentação de estudante oriundo de instituições da China continental” foi atribuído à aluna do IPM, Wang Yidan (Luísa).

O júri, presidido pelo Dr. Rui Cunha, advogado e Presidente da Fundação Rui Cunha, e composto, ainda, pelo Dr Miguel Senna Fernandes, advogado e Presidente da Associação dos Macaenses, o Dr Carlos Morais José, Director do Jornal Hoje Macau, a Dra Ana Paula Cleto Godinho, Coordenadora da Fundação do Oriente em Macau e a Dra Ana Paula Paiva Dias, Técnica Superior Assessora do Centro de Difusão de Línguas, reconheceu não ter tido tarefa facilitada, dada a qualidade dos concorrentes e dos poemas a concurso.
Tratou-se de mais uma iniciativa do IPM, a qual mereceu o apoio e o aplauso dos participantes e instituições envolvidas, tendo a poesia portuguesa e de expressão oficial portuguesa sido as grandes vencedoras.

Tratou-se de mais uma iniciativa do IPM, com o apoio e patrocínio da Fundação Rui Cunha, da Fundação Oriente e do Banco Nacional Ultramarino, a qual mereceu o apoio e o aplauso dos participantes e instituições envolvidas. No final, é forçoso reconhecer que a poesia portuguesa e de expressão oficial portuguesa foram as grandes vencedoras.