在校學生專區

Guilherme Alexandre Silva Costa

來自葡萄牙雷利亞理工學院的學生於澳門理工學院公共行政學學士學位課程交流學習

Antes de tudo ganhar forma e de a viagem se realizar, estava bastante reticente sobre a minha vinda. Pensei que seria uma oportunidade única e que realmente devia aproveitar, mas no fundo tinha bastante medo por causa da duração. Agora, que a viagem de volta se aproxima, tenho noção que o tempo que estive cá passou a correr e que gostava de ter tido mais força para o acompanhar.

Lembro-me dos primeiros dias com um sentimento de ansiedade enorme, de me sentir pequeno nos meios dos edifícios colossais e do mar de pessoas que se fazia notar todos os dias. Como todas as primeiras vezes, levou-me algum tempo a adaptar ao estilo e ritmo de vida que cá se faz notar. Porém creio que a minha adaptação foi bastante facilitada por toda a comunidade do IPM assim como todas as pessoas que mais tarde tive o prazer de conhecer.

Com o avançar da minha estadia cá, consegui começar a apreciar cada traço cultural presente, desde a comida tradicional, monumentos e a forma de convivência entre as pessoas locais. Consegui aprender algumas palavras em mandarim, que me deram bastante jeito para o dia-a-dia, consegui criar momentos únicos e sentir cada pormenor deles.

Agora que esta experiência se aproxima do fim posso afirmar com toda a clareza que não estou arrependido desta escolha e que pretendo voltar a esta maravilhosa terra.

Por fim quero deixar um agradecimento especial ao IPL, por me ter ajudado em todo o processo, ao IPM, por me ter acolhido tão bem e me ter proporcionado uma experiencia incrível, aos professores, por me terem transmitido todo um conhecimento, assim como a todas as pessoas que tive a oportunidade de conhecer ou de falar, por todas as historias, convivências e sentimentos que me transmitiram.