Regulamento do Parque de Motociclos

Revisto em Setembro de 2007

O Gabinete de Serviços Centrais é responsável pela utilização do parque de estacionamento de motociclos, localizado no espaço entre o Edifício Académico A do IPM e o Edifício Garrison. O parque de estacionamento estará aberto a todos os estudantes detentores de um cartão válido de estacionamento para o seu motociclo.

A utilização do parque está sujeita às regras abaixo descritas.

1. O parque de estacionamento pode acomodar 180 motociclos. Devido ao espaço ser limitado, o IPM não garante um lugar a todos os alunos. A ocupação dos lugares será por ordem de chegada.
  2. O horario de funcionamento do parque é das 07:30 às 23:50, todos os veículos terão de ser retirados antes da hora de encerramento. O estacionamentos fora do horàrio só é permitido mediante autorização especial.
  3. Será considerada uma violação das regras estacionar o veículos após a hora de encerramento, sem autorização especial. Os funcionários administrativos e de segurança avisarão o infractor e tomarão conta da ocorrência. À terceira violação das regras, o infractor terá uma suspensão de 60 dias. O incomprimento repetido das regras terá como consequências a perda do direito de estacinamento durante um ano.
  4. O parque de estacionamento estará aberto a todos os alunos do IPM que possuam o cartão de estudante e tenham os seus veículos registados. Os guardas podem pedir o cartão de estudante, se assim o entenderem, caso o estudante não o possua o funcionário administrativo ou da segurança podem proibir o uso do parque. Todos os alunos têm de obedecer e cumprir as instruções dadas pelos guardas.
  5. Controlo do Tráfego
    • 5.1 Todos os motociclistas têm de usar capacete de segurança.
    • 5.2 Os condutores têm de conduzir sempre com segurança, na direcção indicada pelos sinais luminosos, insturções de tráfego, devem estar atentos a sinais tais como: sinais de perigo, sentido obrigatório, passadeiras de peões e estradas.
    • 5.3 Todos os veículos têm de seguir o sentido devidamente indicado pelos sinais e estacionar dentro dos limites do espaço de estacionamento. Estacionar em espaços que ponham em causa a segurança de outros ou que dificulte o acesso a outros locais, é estritamente proibido.
    • 5.4 Ruído e poluição do ar
      • 5.4.1 Para reduzir a poluição e evitar acidentes, a velocidade máxima permitida é de 8 Km/h.
      • 5.4.2 Os motores dos veículos têm de estar bem afinados. Aos veículos que façam ruído excessivo devido a problemas mecanicos, tubos de escapes deteriorados, emissão de gases que excedam os níveis de segurança estipulados pelo governo não será permitida a entrar no parque de estacionamento do campus.
      • 5.4.3 Não é permitido o uso de buzinas ou outros dispositivos de aviso sonoro dentro do campus ou em qualquer área do parque de estacionamento.
    • 5.5 No campus é proibida a aprendizagem de condução de motociclos. Os objectos imflamáveis ou perigosos não são autorizados.
    • 5.6 Todos os veículos que permaneçam no parque por mais de 2 semanas e que apresentem a sua licença emitida pela MSAR caducada, ou veículos que já não sejam propriedade de nenhum aluno do IPM, serão considerados abandonados. Os veículos classificados como abandonados serão rebocados e apreendidos e os custos cobrados ao dono ou ao titular do cartão.
    • 5.7 O IPM reserva-se o direito de remover qualquer veículo que cause problemas ou ponha os outros veículos em perigo.
    • 5.8 A lavagem de carros no campus é peroibida, excepto aqueles que são propridade do IPM.
    • 5.9 Trabalhos de manutenção ou mecânicos não são permitidos no campus ou no parque de estacionamento (excepto veículos pertencentes ao IPM). Antes de autorizar o reboque do veículo, o seu dono deve requerer informação por escrito ou email ao Gabinete de Serviços Centrais.
  6. A pessoa em nome da qual a licença está registada, é responsável pelo seguinte:
    • 6.1 Todos os condutores têm de ser conscientes e evitar comportamentos que possam por os outros em perigo.
    • 6.2 Prejuízos e danos causados à propriedade do IPM pelo seu veículo.
    • 6.3 É da responsabilidade dos condutores resolver e, ou informar, de imediato, as Autoridades Policiais, de acidentes que envolvam os seus veículos no parque de estacionamento. O Gabinete dos Serviços Centrais tem apenas função coordenadora.
    • 6.4 O IPM não se responsabiliza por qualquer dano, roubo ou perda que ocorra no campus.
    • 6.5 Os alunos são os únicos responsáveis pela segurança dos seus veículos. O IPM não se responsabiliza por qualquer dano, roubo ou perda de veículos estacionados no campus.
  7. O parque de estacionamento será encerrado quando o sinal de tufão n°.8, for hasteado, noutras circunstâncias em que o parque seja encerrado, os utilizadores serão previamente avisados.
  8. O IPM reserva-se o direito de controlar o tráfego no campus recusando a entrada de qualquer veículo e fiscalizando os movimentos dos mesmos.
  9. O IPM reserva-se o direito de anular, suspender ou alterar qualquer cláusula em qualquer momento, de acordo com o seu critério. Alterações e emendas às regras relativas ao parque de estacionamento serão anunciadas no website do IPM (www.ipm.edu.mo – “sala dos alunos” ou no “Gabinete dos Serviços Centrais”).
  10. Recursos que digam respeito aos regulamentos ou decisões do Gabinete dos Serviços Centrais deverão ser apresentados por escrito. A deliberação do Conselho de Administração do IPM é definitiva.
  11. Em caso de emergência, telefonar para Segurança os números 8599 6189. Em caso de alguma dúvida, contacte a Senhor Alberto Coloane do Gabinete dos Serviços Centrais 8599 61852 ou emailacoloane@ipm.edu.mo.