Sobre a UPM

Prof. Luis de Jesus Santos Soares

O Professor Doutor Luís de Jesus Santos Soares foi Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos de Portugal (CCIP). Contando com uma ampla experiência na área da docência e administração do ensino superior, ocupou cargos com o de Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Vice Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), Coordenador para a Área de Engenharia da Comissão Nacional para a Implementação do "Processo de Bolonha", Membro de Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), Membro da Comissão Instaladora e Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade do Minho, Presidente do Conselho Coordenador das Escolas Superiores de Educação, entre outros.

O Professor Doutor Luís Soares é licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (Portugal), e doutourado pela Universidade de Birmingham (Reino Unido). Iniciou a sua carreira académica na Universidade do Porto como docente, passando a leccionar também na Universidade de Luanda (Angola) e na Universidade do Minho (Portugal). Professor Catedrático aposentado da Universidade do Minho, o Professor Doutor Soares continua a exercer funções de Provedor do Estudante do Instituto Politécnico do Porto(IPP), Director General da Fundação do IPP e Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre.

Activamente envolvido em assuntos relacionados com a educação entre Portugal e países africanos de expressão portuguesa, o Professor Doutor Luís Soares tem coordenado vários projectos de grande escala, nomeadamente, o projecto de candidatura à "Reabilitação do Sistema Educativo de São Tomé", os projectos "ANGOP – de Formação de Inspectores de Educação" e "Formação de Professores de Ciências para o Ensino Básico" para o Governo Angolano e a "Avalicação do Impacto do Apoio do Governo Português ao Sistema Educativo de S. Tomé e Príncipe", tendo iqualmente sido membro da Comissão Mista Portugal-Cabo Verde para o Ensino Superior e colaborador da Secretaria Provincial de Angola no domínio da educação e formação profissional.