Sobre a UPM

Prof. António de Almeida Costa

O Professor Doutor António de Almeida Costa é um distinto educador e gestor da educação, tendo desempenhado vários cargos importantes no âmbito da educação em várias áreas sociais. Actualmente, é membro do Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), uma entidade pública criada em Portugal para promover e garantir a qualidade do ensino superior.

Ao longo de sua carreira, o Professor Doutor Almeida Costa tem ocupado cargos de relevo em instituições de ensino superior e entidades portuguesas, mas também internacionais. Foi secretário de Estado na Área de Educação, nos terceiro, quinto e nono Governos Constitucionais de Portugal, representante de Portugal no Comité de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Conselheiro Especial do Presidente Mário Soares na área da Educação, Director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Ciência, Director Geral do Pessoal e Administração do Ministério da Educação e Ciência, Presidente do Conselho Coordenador do Ensino Particular Cooperativo, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Presidente do Conselho de Avaliação do Ensino Superior Politécnico, etc.

Totalmente dedicado à educação, o Professor Doutor Almeida Costa tem centrado os seus trabalhos de investigação na administração da educação com temas que se prendem com: um estudo relativo à organização de um modelo organizativo do sistema de formação inicial dos ensinos básico e secundário; um estudo relativo à organização de um modelo de avaliação do impacto nos professores, nas escolas e nos alunos, do sistema de formação contínua dos professores dos ensinos básico e secundário, um estudo relativo à evolução de algumas componentes do projecto global da reforma do Sistema Educativo, um estudo relativo às expectativas da Educação ao longo da vida, no quadro do Ano Internacional da Educação e Formação ao longo da vida, um estudo relativo à estrutura desejável do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, em Portugal, etc.

As principais publicações da autoria ou co-autoria do Professor Doutor Almeida Costa incluem as seguintes referências: «Compêndios Escolares de Matemática», «Avaliação do Ensino Superior Politécnico Público: A Qualidade como Desafio: O Futuro como Horizonte», «Projecto Global de Reforma do Sistema Educativo», «Formação Inicial no Ensino Superior: Apresentação de Proposta de Realização de Cursos: Aspectos Metodológicos», «Ensino Superior: Uma Visão para a Próxima Década», «Avaliação para a Excelência: A Oportunidade de Bolonha».

Top Top